Structural Glazing

O Structural Glazing é um sistema que permite que as fachadas de edifícios fiquem com um aspeto mais limpo e leve ocultando as estruturas de alumínio externas.

Conhecendo o structural glazing

Neste sistema, o vidro é colado com recurso a silicone nos perfis dos quadros de alumínio do próprio sistema de fachada. A estrutura ficará oculta, localizando-se na face interior da fachada.
Esta condição estrutural permite ao vidro:

  • Estanqueidade
  • Elasticidade
  • Dilatação
  • Contração

É importante ressalvar que todas estas ações no vidro são conseguidas sem qualquer tipo de consequências negativas.

E, sem dúvida, a segurança é uma das mais fundamentais preocupações para as empresas que instalam sistemas como o structural glazing. Por isso, é recomendável a consulta a empresas que são experientes.

A Serralheria Celli, com mais de 10 anos no mercado, é referência em projetos desenvolvidos com recurso ao vidro, como é o caso do structural glazing.

Fachadas transparentes

A aplicação do structural glazing é uma opção estética muito eficiente: as fachadas com a aplicação deste sistema criado na década de 1970 na Europa, conhecido como vidros externos colados, tornam-se transparentes e as estruturas de alumínio são ocultadas.

A importância do silicone adequado

Conhecido, também como Selant Structural Glazing, é inegável, neste sistema cada vez mais usado no revestimento de fachadas de edifícios, a importância do selante adequado.

Neste sentido, foi desenvolvido um selante de silicone específico para garantir a qualidade e a segurança deste tipo de envidraçamento.
E a selagem oferece uma série de vantagens que reforçam a ideia do Structural Glazing como uma opção adequada e eficiente para o revestimento de fachadas.

O selante, com segurança, tem uma ampla adesão sobre uma larga gama de substratos. A resistência a intempéries climatéricas, assim como a radiação ultravioleta é outra das vantagens do selante.

Aliada a facilidade de aplicação, o selante de silicone apresenta um alto nível de performance face a eventuais quebras. No caso de tremores, o selante garantirá a manutenção da estrutura.

A qualidade é fundamental, mas para garantir que a aplicação do Structural Glazing seja realizada em perfeitas condições, é necessário assegurar as perfeitas condições de colagem.

E neste ponto incluem-se fatores como o espaço físico, as condições climáticas, acondicionamento e que a área seja a melhor apropriada para a colagem.

Vantagens do Structural Glazing

Para além das vantagens estéticas, o sistema de Structural Glazing oferece vantagens de outros campos como o desempenho mais adequado quer em termos térmicos, assim como acústicos.
Estes são dois pontos extremamente importantes para garantir a qualidade e o bem-estar dos indivíduos que trabalham em edifícios: menos ruído, mais luminosidade.

O Structural Glazing é um sistema de envidraçamento que cumpre os objetivos da proteção e da apresentação estética.
E apesar de, aparentemente, o vidro possa parecer menos segura do que outros materiais, este sistema oferece a garantia de proteção necessária para edifícios.

Este sistema exige um cuidado mais rigoroso na execução do envidraçamento ou Structural Glazing e por isso é recomendável procurar empresas com conhecimento da técnica como a Serralheria Celli que já atua no seguimento de fachadas em vidro nas regiões de Curitiba, Campo Largo, Matinhos e Litoral do Paraná.

Posts recentes