As coberturas de policarbonato estão cada vez mais presentes nos projetos de engenheiros e arquitetos, e não é à toa. Afinal, essa estrutura tem a função de proteger os ambientes contra as intemperes naturais como a chuva, o sol e os ventos. Seu tamanho pode ser customizado e o formato criado a partir das necessidades de cada projeto. São muito indicadas para a proteção contra sol e chuva devido a sua durabilidade e resistência. Além disso, sua translucidez faz com que o ambiente tenha um ganho enorme de luminosidade natural.

A rapidez na instalação é uma das principais vantagens do policarbonato em relação aos outros tipos de cobertura. Sua leveza e facilidade para o corte acelera muito a instalação. Além disso, o acabamento desse material é muito bom, deixando os ambientes com um excelente aspecto estético. Obviamente, a instalação precisa ser feita por um profissional experiente e capacitado e com materiais de boa qualidade para que todos esses benefícios fiquem evidentes. Ultimamente, os condomínios estão fazendo projetos em policarbonato para a entrada, área de lazer e até em estacionamentos. Essas coberturas valorizam o prédio, protegendo moradores e visitantes da chuva e deixando os ambientes muito mais bonitos.

Para se ter uma ideia, o policarbonato é 250 vezes mais resistente que um vidro da mesma espessura e 50% mais leve. É possível fazer seu projeto com placas compactas ou alveolares. A placa compacta imita o vidro, inclusive na sua transparência. Já a alveolar tem a aparência de vidro canelado, deixando a vista opaca, mas ainda sim, permitindo a entrada de luminosidade.

Essas coberturas são recomendadas para projetos de áreas externas como gazebos, jardins de inverno, varandas, garagens, estufas e piscinas. E como possuem proteção contra os raios UV, as coberturas de policarbonato apresenta maior vida útil do que as telhas de fibra de vidro ou PVC, prova disso é que elas não ficam amareladas e nem perdem seu grau de translucidez.