Controle de Acesso

O controle de acesso é uma medida protetiva para impedir a entrada de pessoas estranhas em edifícios e propriedades. O controle de acesso corresponde a autorização de entrada que tanto poderá ser feita de forma pessoal como mecânica e tecnológica.

Controle de acesso – o que é?

Garantir a segurança de edifícios e propriedades, contra a entrada não permitida de terceiros, é uma exigência que deve ser cumprida. Neste sentido, as empresas investem em sistemas de controle de acesso cada vez mais eficientes.
Apesar do controle de acesso físico, em alguns locais, ainda ser realizado de forma pessoal com recurso a profissionais como recepcionista e segurança preparados para este tipo de função, atualmente, há uma diversificação constante em outros tipos de controle de acesso como

  • Mecânicos
  • Tecnológicos

No caso dos mecânicos, poderão ser enumerados como exemplos as chaves e as fechaduras. Já nos tecnológicos, a aposta é em sistemas de cartões de acesso eletromagnéticas M90.

Tipos de controle de acesso

Este sistema de controle é uma forma eficiente de proteger bens e pessoas contra a entrada não permitida de pessoas estranhas. Este controle de acesso poderá ser feito de várias formas:

  • Recurso a tecnologia mifare
  • Biometria (digital, iris, facial)
  • Reconhecimento de matrículas
  • Código de acesso
  • Cartão de acesso
  • Cartões de proximidade
  • No caso do cartão de acesso, o acesso é feito através de um cartão pré-programado permitindo o acesso ao edifício e as determinadas áreas restritas a funcionários.

Já no código de acesso, um pin será atribuído de forma individual, permitindo o acesso a determinado edifício e áreas exclusivas.

Nos cartões de proximidade, que também podem apresentar-se na forma de tag, contando com um chip interno com dados pessoais, como códigos de barras, números, fotos, que é reconhecido pelo equipamento que está instalado na porta.

Por sua vez, os dados biométricos são cada vez mais usados para o controle de acesso. Este recurso tecnológico permite confirmar a autorização de acesso por iris, reconhecimento facial, impressão digital, entre outros.

Fechaduras Eletromagnéticas

As fechaduras eletromagnéticas são uma das alternativas para eficiente.
Neste tipo de controle de acesso, o fecho das portas utilizará a corrente elétrica que gerará um campo magnético. Este campo será interrompido cada vez que for necessário abrir a porta.

Tipos de fechaduras Eletromagnéticas

Este tipo de garante uma segurança maior do que as fechaduras convencionais. Controladas eletricamente, podem ter vários formatos:

  • Fechadura de embutir
  • Fechadura de sobrepor

No caso da fechadura eletromagnética de embutir o impacto visual da instalação é suprimida, sendo que uma parte da fechadura é colocada na folha e a outra no interior do aro.
Na fechadura de sobrepor, o fecho é magneticamente controlado. É uma solução silenciosa, sendo o ruído suprimido. No caso de portaria remota, está disponível para os usuários um conjunto de serviços prestados por empresas especializadas.

O controle de acesso é um assunto que merece a atenção de vários tipos de empresas e organizações, sendo necessário contratar empresas que são especializadas como a Serralheria Celli.

Conheça mais opções de segurança em nossa página de serviços de segurança

Posts recentes